Nada está tão na moda como vestir-se de si mesmo

Perceba: nada está tão na moda como vestir-se de si mesmo

Tendências que nascem, crescem e despencam com uma rapidez tão grande que mal conseguimos nos preparar para aproveitá-las de fato: esse é o quadro de muitos fashion addicts espalhados pelo mundo, que talvez ainda não sejam capazes de compreender que a moda é, acima de tudo, uma postura que exterioriza a expressão interna de cada um de nós. Em palavras mais diretas, a moda é o reflexo de um estilo de vida e nada está tão na moda como vestir-se de si mesmo.

É atribuída à Coco Chanel, estilista fundadora da marca Chanel e responsável, dentre outros feitos, pela revolução no comprimento das saias nos anos 20, a frase: “a moda passa, o estilo permanece”. As palavras de Chanel, polêmicas e carregadas de uma verdade inegável, nos fazem refletir: de fato, nada está tão na moda como vestir-se de si mesmo.

Para apreciar a moda é preciso de maturidade. De que adianta um guarda-roupas repleto de peças da estação (perecíveis de estilo em um piscar de olhos) se nenhuma delas representa o que você é, de fato? Hoje, muitos especialistas em moda compreendem e afirmam que acima de qualquer tendência está a tendência maior: a sua autoexpressão.

É comum entre os estudantes de moda o aprendizado sobre quatro diferentes expressões: moda, modismo, tendência e estilo. Autoridade máxima, o estilo está além e acima de todos os anteriores, porque é moldado de acordo com a sua personalidade.

Tendência é uma aposta que pode ou não virar moda; modismo é aquela moda bem passageira e moda, por sua vez, é algo que tenha marcado uma época: como o nosso exemplo do início do nosso texto (os feitos da estilista Coco Chanel).

Se nada está tão na moda como vestir-se de si mesmo, compreenda que tendências existem, modismos são passageiros e podem (ou não) ser aproveitados, moda é o brilhantismo de determinada época eternizado e o estilo, esse sim é uma joia preciosa que pertence exclusivamente a você. Cultive-o!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *