Os tipos de Dress Code. Aprenda a usar cada um

No livro Chic [érrimo], Gloria Kalil comenta: “nada pior do que errar o tom e ir com uma roupa equivocada a uma festa ou cerimônia, ou seja, errar o dress code. Você tem vontade de ficar invisível num canto da sala ou se atirar embaixo do tapete”. A frase é verdadeira e, ouso dizer, que todos concordam. Existem poucas coisas tão constrangedoras na moda quanto errar a composição.

 

Para te poupar de momentos como esse, preparei um breve guia de Dress Code. Agora, é só conferir com atenção e se preparar com tranquilidade para o seu próximo evento. Vamos lá?

 

Dress Code | Esporte

 

Quando o Dress Code do evento é esportivo, o clima é simples e informal, o que implica em uma roupa sem complicações. Eventos como esse são almoços, exposições, festas infantis, churrascos e outros eventos informais realizados normalmente durnte o dia. Para acertar na composição, escolha t-shirts, terninhos esportivos, vestidos de alça, calça jeans e acessórios leves como sapatilhas, botas e sandálias baixas. Os tecidos podem ser algodão, crepe, malha e camurça (para o inverno).

 

Dress Code | Passeio ou Esporte Fino

 

Quando a ocasião é informal, mas nem tanto, o traje Passeio/ Esporte Fino é o mais indicado. O tipo de evento pode ser um almoço, uma exposição de arte ou uma ida ao teatro. Escolha blusas, calças mais elaboradas, vestidos, tailleurs ou terninhos e acessórios mais trabalhados. Os tecidos giram entre microfibra, jérsei, veludo, algodão e seda.

 

Dress Code | Passeio Completo ou Social

 

Se o seu evento é um jantar, uma ida à Ópera, casamento ou uma comemoração oficial, o traje Passeio Completo/ Social é o adequado. Isso, porque são trajes mais formais. Roupas com detalhes em brilho, fendas, decotes, transparências ou roupas de tecidos nobres são os mais indicados. Chiffon, shantung e renda são boas pedidas para os tecidos. Maquiagem nítida e sapatos de salto potencializam a composição.

 

Dress Code | Black-Tie ou Rigor

 

A ocasião é glamourosa e merece uma composição à altura. Para isso, opte com vestidos feitos com tecidos nobres: seda, tafetá ou shantung. Decotes, fendas, bordados e brilhos são apropriados. Nos acessórios, jóias com pedras preciosas ou brilhantes. Nas mãos, carteiras flat ou tipo box são ótimas soluções. Caso esteja frio, aposte em uma pashmina ou pelerine de lã (ou fake) de boa qualidade. Uma boa forma de se inspirar para o estilo é assistir ao filme Bonequinha de Luxo, com Audrey Hepburn. Um espetáculo de elegância!

 

Portanto, agora sem margem para erros, você está preparada para frequentar qualquer ambiente. Capriche na produção e boa festa!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *